A catarata está entre as doenças oculares mais comuns do mundo. O cristalino, lente natural do olho, perde a sua transparência de forma lenta e gradual, ao longo da vida. Após os 60 anos, a maioria das pessoas apresenta algum grau de catarata.
Além da idade, há outros fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da catarata. São eles: ter familiares que tiveram catarata, ser diabético, ser fumante, expor-se ao sol sem o uso de óculos escuros, fazer o uso de corticoesteróides e ter passado por cirurgia, inflamação ou trauma ocular.
Entre os sintomas da catarata estão a baixa de visão, dificuldades para ler e dirigir à noite, visão dupla, visão embaçada e mudança constante no grau das lentes de contato e óculos.
A catarata pode ser diagnosticada em um exame de rotina, no qual o oftalmologista percebe a opacidade do cristalino. Esse diagnóstico é importante, uma vez que a catarata pode levar a cegueira.
A cirurgia de catarata está indicada quando:
- a baixa de visão prejudica e limita a vida do paciente;
- a catarata torna-se densa, visto que quando está muito dura é mais difícil de ser removida;
- ocorre elevação da pressão ocular;
Durante a cirurgia de catarata, são implantadas lentes para substituir o cristalino removido. Por isso, o pré-operatório demanda exames oftalmológicos que fazem o cálculo do grau da lentes. São eles a topografia da córnea, que avalia as curvaturas da córnea, e a ecobiometria ultrassônica, que mede o comprimento dos olhos.
A escolha do tipo de lente intraocular a ser utilizada varia de acordo com as necessidades de cada paciente.
A cirurgia de catarata, chamada facoemulsificação, consiste em uma incisão na córnea – por meio dessa, abre-se a cápsula do cristalino e, em seguida, a catarata é aspirada, dando espaço para a implantação da lente intraocular.
A ocorrência de complicações é rara na cirurgia de catarata realizada por um cirurgião experiente. Cuidados são tomados antes, durante e depois da cirurgia, para prevenir infecção, que ocorre em menos de um caso por mil cirurgias.
Para saber mais sobre a cirurgia de catarata e os tipos de lentes intraoculares disponíveis, visite a página da Oculare no portal www.conviteasaude.com.br.